domingo, 20 de março de 2016

O Ovo

Você estava a caminho de casa quando morreu.

Samambaia, no Distrito Federal (Foto: Corpo de
Bombeiros/Divulgação publicada em g1.globo.com)
Foi um acidente de carro. Nada de particularmente notável, mas fatal, no entanto. Você deixou uma esposa e dois filhos. Foi uma morte indolor. Os paramédicos tentaram o seu melhor para salvá-lo, mas sem sucesso.

Seu corpo foi tão completamente destruído que foi melhor assim, acredite.

E então foi quando você me conheceu.

"O que ... o que aconteceu?" Perguntou. "Onde estou?"

"Você morreu", eu disse, assim na bucha. Nenhuma razão para meias palavras.

"Havia um... um caminhão que vinha derrapando..."

"Sim", eu disse.

"Eu... eu morri?"

"Sim. Mas não se sinta mal por isso. Todo mundo morre," eu disse.

Você olhou em volta. Não havia nada. Apenas você e eu. "Que lugar é esse?" você perguntou. "É isto a vida após a morte?"

"Mais ou menos", eu disse.

"Você é deus?" perguntou.

"Sim", eu respondi. "Sou Deus."

"Meus filhos... minha mulher", você disse.

"O que há com eles?"

"Será que eles vão ficar bem?"

"Isso é o que eu gosto de ver", eu disse. "Você acabou de morrer e sua principal preocupação é com sua família. Tem coisa boa aí dentro".

Você me olhou com fascinação. Para você, eu não parecia como Deus. Eu só parecia mais um homem. Ou possivelmente uma mulher. Alguma figura de autoridade vaga, talvez. Mais como um professor de escola secundária do que como o todo-poderoso.

"Não se preocupe", eu disse. "Eles vão ficar bem. Seus filhos vão lembrar de você como perfeito em todos os sentidos. Eles não tiveram tempo para alimentarem desprezo pelo pai. Sua esposa vai chorar por fora, mas estará secretamente aliviada. Para ser justo, o seu casamento estava desmoronando mesmo. Se serve de consolo, ela vai se sentir muito culpada por se sentir aliviada".

"Oh," você disse. "Então o que acontece agora? Vou para o céu ou para o inferno ou o quê? "

Céu e inferno, por mrnikosn
"Nem, nem", eu disse. "Você vai ser reencarnado".

"Ah", você disse. "Então os hindus estavam certos".

"Todas as religiões têm razão em suas próprias maneiras," eu disse. "Caminhe comigo."

Você seguiu junto comigo atravessando o vazio. "Para onde estamos indo?"

"Para nenhum lugar em particular", eu disse. "É apenas bom caminhar enquanto conversamos."

"Então, qual é a razão disso?" Você perguntou. "Quando eu renascer, vou ser apenas uma folha de papel em branco, certo? Um bebê. Assim, todas as minhas experiências e tudo o que fiz nesta vida não importam".

Tudo eu...
"Não é assim!", Eu disse. "Você tem dentro de si todo o conhecimento e experiências de todas as suas vidas passadas. Você só não se lembra agora."

Parei de andar e tomei-lhe pelos ombros. "Sua alma é mais magnífica, bela e gigantesca do que você pode imaginar. A mente humana pode conter apenas uma pequena fração do que você é. É como colocar o dedo em um copo de água para ver se está quente ou fria. Você coloca uma pequena parte de si mesmo para dentro do vaso, e quando você a traz de volta, você ganhou todas as experiências que devia naquela ocasião."

"Você esteve como um ser humano durante os últimos 48 anos, então você não se estendeu ainda pra assimilar o resto da sua imensa consciência. Se nós ficarmos por aqui por tempo suficiente, você irá começar a lembrar de tudo. Mas não há nenhuma razão em fazer isso no meio de cada vida".

"Quantas vezes tenho sido reencarnado, então?"

Eu?
"Oh, várias vezes. Várias e várias vezes. Uma para cada vida diferente." eu disse. "Desta vez, você vai ser uma camponesa chinesa em 540 dC."

"Espere, o quê?" você gaguejou. "Você está me mandando de volta no tempo?"

"Bem, acho que é isso, tecnicamente. Tempo, como você sabe, só existe no seu universo. As coisas são diferentes de onde eu venho."

"De onde você vem?" você disse.

"Ah, claro," eu expliquei. "Venho de algum lugar. Um outro lugar. E há outros como eu. Eu sei você vai querer saber como é lá, mas honestamente, você não entenderia."

"Oh," você disse, um pouco decepcionado. "Mas espere. Se eu for reencarnado em outros lugares no tempo, eu poderia interagir comigo mesmo em algum momento."

"Certo. Acontece o tempo inteiro. E como cada vida só tem conhecimento dela própria, você não sabe mesmo o que está acontecendo."

Visão limitada
"Então, qual é o ponto de tudo isso?"

"Sério?", Perguntei. "Seriamente? Você está me perguntando sobre o sentido da vida? Não é um pouco estereotipado?"

"Bem, é uma pergunta razoável", você persistiu.

Eu olhei nos seus olhos. "O sentido da vida, a razão pela qual eu fiz este universo inteiro, é para você amadurecer."

"Você quer dizer a humanidade? Você quer dizer a gente amadurecer?"

"Não, apenas você. Eu fiz este universo inteiro para você. Com cada nova vida você cresce, amadurece e torna-se um intelecto maior e maior".

"Apenas eu? E quanto a todos os outros? "

"Não há ninguém mais", eu disse. "Neste universo, há apenas você e eu."

Você olhou fixamente para mim. "Mas todas as pessoas na terra..."

"Todos são você. Encarnações diferentes de você mesmo."

"Espere, tá doido? Eu sou todo mundo!?"

"Agora você está entendendo," eu disse, com um tapinha de congratulações nas suas costas.

"Eu sou todo ser humano que já viveu?"

"Ou que ainda não viveu, sim."

"Eu sou Abraham Lincoln?"

John Wilkes Booth era um ator de teatro americano que 
assassinou o presidente Abraham Lincoln no Teatro 
Ford, em Washington, DC, em 14 de abril de 1865, 
aqui representado por Jesse Johnson
 no documentário
"Killing Lincoln" 
(Assassinando Lincoln), de Ridley and
Tony Scott em parceria com o National Geographic
Channel
"E você é John Wilkes Booth, também," adicionei.

"Eu sou Hitler?" você disse, consternado.

"E você é os milhões que ele matou."

"Eu sou Jesus?"

"E você é todo mundo que o seguiu."

Você ficou em silêncio.

"Toda vez que você vitima alguém", eu disse, "você esta vitimando-se a si mesmo. Todo ato de bondade que você fez, você fez a si mesmo. Cada momento feliz e triste já experimentado por qualquer ser humano foi, ou virá a ser experimentado por você".

Você pensou por um longo tempo.

"Por quê?" perguntou-me. "Por que tudo isso?"

"Porque um dia, você vai se tornar como eu. Porque é isso que você é. Você é um do meu tipo. Você é meu filho."

"Whoa," você disse, incrédulo. "Quer dizer que eu sou um deus?"

"Não. Ainda não. Você é um feto. Você ainda está crescendo. Uma vez que você tenha vivido toda a vida humana em todos os tempos, você terá crescido o suficiente para nascer."

"Então todo o universo," você disse, "é apenas um..."

"Um ovo." Eu respondi. "Agora é hora de você passar para sua próxima vida."

E lhe enviei de volta pro seu caminho.

Por: Andy Weir (minha tradução corrigindo o Google Translate)

Publicado aqui também:

http://www.galactanet.com/oneoff/theegg_pt-br.html (em Português)
https://pt-br.facebook.com/notes/bruno-cobbi/o-ovo-por-andy-weir/10151433313427494/
http://www.galactanet.com/oneoff/theegg.html (o resto em Inglês)
http://highdeas.com/philosophy/The_egg-1
http://thinkingaboutphilosophy.blogspot.com.au/2013/05/you-are-everyone-whos-ever-lived.html

Considerações

O texto acima representa uma corrente atual de pensamento que vai de encontro ao que o Espiritismo nos ensina. Porém, como o mundo tem avançado a passos largos, apesar dos espíritos egoístas e retrógrados, esse pode muito bem ser o próximo degrau a ser entendido por nós, meros sobreviventes do caos. Digamos que já estaríamos preparados para entender o próximo estágio, a ausência do tempo quando o futuro convive com o presente e a concepção plausível de que, como a vida é eterna, viver cada uma das 7 bilhões de vidas na terra em sucessão não seria nada inverossímel ou impossível pois afinal teríamos "todo o tempo do mundo" e nada mais para fazer senão isso.

Imaginar que você tanto é Lula quando cada um daqueles que o perseguem hoje em dia com certeza há de balançar seus conceitos de vida e fazê-lo pensar duas vezes sobre seus preconceitos. 

Publiquei aqui e verei o que meus amigos Espíritas, que sou eu mesmo avançado, têm a dizer para elucidar este pinto aqui que vai demorar 7 bilhões vezes 75 anos de média de vida de cada uma destas encarnações para sair do ovo, extender-se o bastante para virar um deus. 

Depois disso, provavelmente esse novo deus aqui vai dar uma cria que haverá de viver bilhões de vidas, mas como o tempo não existe e estamos vivendo todas as vidas ao mesmo tempo, eu já sou deus e você não existe... ou eu seria você? Você é uma top model? Quer dizer que vou poder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.