terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Fezinha na Espiritualidade

A palavra Gnosticismo nos lembra "gnosh" ou "ganache", algo relacionado com comida e chocolate, mas na realidade ela tem a ver com o conhecimento.

Demiurge de Elliot Kealoha Blanchard
O post anterior fez nascer outro interesse em mim, entender a diferença entre Espiritismo e Gnosticismo. Sabendo a diferença, quem sabe poderei abordar os assuntos em Inglês sem confrontar nem ofender os sentimentos anglos.

Pesquisando na internet, fui parar primeiro neste comentário de um sujeito denominado Sidney, no post "Porque o Espiritismo é a Obra Prima do Mal?" de um blog adventista que destrata o Espiritismo com base na reportagem "Vida Após a Morte" da revista Veja. O site está aqui só para dar consistência à veracidade do comentário, mas poupem seu conteúdo beligerante e raivoso.

https://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/08/02/porque-o-espiritismo-e-a-obra-prima-do-mal/

E a reportagem da Veja pode ser vista aqui, procure a revista de 15 de Fevereiro de 2012, página 98, mas não se esqueçam de que estão lendo a Veja, tem que dar muito desconto:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Aqui está a essência do seu comentário corrigido pois parece que não se trata de uma pessoa totalmente alfabetizada, mas não interessa o nível do ser humano encarnado nem as oportunidades que deixou de ter na vida, o que interessa é sua lucidez e capacidade de interpretar nossas capacidades humanas, e isso ele diz bem com todas as letras:

Arte representando o arcanjo Demiurge
O texto deste post é o que a Bíblia fala, mas não é o que a nossa consciência diz. Deus fala com o ser humano através dos sentidos e da intuição, não precisamos de doutrinas para sentir Deus, e tenho certeza de que Jesus fala mais com o ser através de uma flor do que pela Bíblia. Temos capacidades e forças próprias e usamos o discernimento em qualquer área. Não sou espírita, sou um espírito, e tenho o poder de discerir qualquer coisa sob a luz da minha alma, sem precisar de parâmetros religiosos, sejam espíritas, cristãos ou de qualquer outra doutrina. A independência espiritual é a nossa essência, são as capacidades perfeitas que Deus nos deu, o resto não passa de palavras. Não sigo nenhuma linha espiritual, estudo todas, mas quem mais fala comigo é a minha inteligência e o meu coração. 

Boas obras são as atitudes. Fé nem sempre leva a boas obras porque ela é apenas mental e não ativa. Conheço pessoas que não expressam fé mas têm boas atitudes, como também conheço gente que tem muita fé e só sabe se meter na vida alheia. Fé é algo muito particular de cada um, e as nossas atitudes do dia-a-dia é que mostram quem realmentes somos. Nossas obras são manifestação da nossa alma, não precisamos de fé para fazer uma boa ação. Quem faz coisas boas e diz que é por causa da fé nada mais quer do que reservar um lugar no céu para onde acham que irão. O verdadeiro bem não espera nada em recompensa. Uma coisa é o que está escrito na Bíblia, outra coisa é o que captamos por nossas capacidades sensoriais e intuitivas. Não devemos substituir o que temos de natural com o que foi escrito por outros seres humanos dizendo-se portadores da palavra de Deus, pois Ele nos fala diretamente no coração e não precisa de intérpretes ou embaixadores. Sidney, 2009.

Então, tem fé quem quer. Para ter fé é só passar por alguns acontecimentos inexplicáveis, que assim fica fácil. Allan Kardec fala sobre fé no Evangelho segundo o Espiritismo assim:

“Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la.” (Cap. XIX, item 7)

Quantas pessoas adquiriram essa convicção – não simplesmente fé – em função de uma ocorrência trivial! http://www.oconsolador.com.br/ano5/249/editorial.html

Em seguida achei a seguinte apresentação comparando Espiritismo com Esoterismo, o que inclui Gnosticismo e Maçonaria, começando pelo último slide, e retornando ao princípio, como é de meu feitio ler livros de trás pra frente para quebrar o suspense e chegar logo aos finalmentes, pra depois analisar o processo mental de quem escreceu.

http://slideplayer.com.br/slide/68567/

Gnosis Brasil, ciência e cultura do homem em busca do ser
http://gnosisbrasil.com/
Nota: Diga-se de passagem que não sei nada sobre estes assuntos, e desconfio de tudo o que leio por causa do segredo envolvido com as matérias que não estou a fim nem de divulgar além do que já tem sido divulgado nem tampouco de me emaranhar com tais segredos. Em outras palavras, não me comprometa...

Espiritismo e as Filosofias Esotéricas, Gnosticismo e Maçonaria

Espiritismo
  • O Espiritismo não tem relação com práticas ocultistas, magias ou movimentos esotéricos
  • É uma doutrina clara, inteligível, de grupos abertos e acessíveis a qualquer um
  • Não há processos iniciáticos, nem rituais, nem cerimoniais
  • Ele esclarece as leis de todos os tempos
  • Ele analisa as questões primordiais: Deus, indivíduo, finalidades, sentido da dor e do sofrimento, etc.
Maçonaria, Força, Sabedoria, Beleza
http://www.deldebbio.com.br/category/maconaria/
Gnosticismo/Maçonaria
  • São filosofias esotéricas
  • Acretidam na existência, na sobrevivência e na reencarnação do espírito
  • Acreditam na existência de Deus
  • Aceitam o Cristianismo e a interpretação e conceitos orientais
  • Tem ritos e processos iniciáticos secretos
Gnosticismo

Origem

  • Movimento surgido de seitas pagãs anteriores ao Cristianismo - Babilônia, Egito, Síria, Grécia
  • Difundiu-se no Oriente e no Ocidente nos primeiros séculos da era cristã
  • O nome vem de Gnosis - Conhecimento
  • Conhecimento que confere superioridade
  • Filosofias pagãs, Astrologia, religiões gregas + doutrinas apostólicas do Cristianismo - forte influência na Igreja Católica
Espiritismo, aerobus no filme Nosso Lar
Princípios
  • Crença em Deus
  • Conhecimento adquirido por meio da revelação divina
  • Prioriza o conhecimento de Deus e da essência do Universo para a salvação
  • Aceitação da teoria da reencarnação: pleroma (universo espiritual como morada de Deus e da totalidade dos poderes e emanações divinas) divino, sete esferas planetárias, gênios (eons), direito de se unir à divindade
Características
  • Iniciação, encaminhamento daquele que busca a Luz
  • Classificação hierárquica: Hílicos (materiais), significado literal da Lei e práticas exteriores dos rituais; Psíquicos (iniciados do 1.o grau), alguma sensibilidade, mas sem capacidade para absorver o conhecimento científico; Pneumáticos, entrar no mundo espiritual e receber a revelação; dons especiais como os de cura
Ritual de iniciação do homem espartano (filme 300)
Neognosticismo
  • Renascimento das ideias gnósticas do século XIX
  • Livro Pistis Sophia
  • Fases da iniciação: Inverno (aprendiz), obscuridade; Primavera (companheiro), pode ver as claridades, renascimento; Verão (mestre), beleza, inteligência e colheita abundante; Outono (mestre-eleito), lembranças e meditações; estudo e obras beneficentes
Maçonaria

Origens

  • Idade Média: organização livre dos pedreiros (franc-maçons), Maçonaria Operativa (Séculos XII - XIV)
  • Século XVII, deísmo; Criador (Grande Arquiteto), regras imutáveis; religião natural, universal, sem dogmas e voltada para a felicidade humana
  • Maçonaria Especulativa; templátios + franc-maçons
Templário
Princípios
  • Básicos: Liberdade, igualdade e fraternidade; moral, razão e justiça
  • Construção de coisas boas e úteis
  • Crença na transformação do homem e da sociedade para melhor
  • Trabalhar e estudar para o aperfeiçoamento da sociedade humana
Características
  • Homens de todas as nacionalidades e de qualquer credo religioso
  • Congregações em Lojas
  • Formação de pensadores e sábios, por meio de processos específicos e iniciação; alegorias, símbolos e rituais; Isis e Osiris, hermetismo, cabala, cores, números e lendas antigas; Rosa-Cruzes, pitagorismo, templários, judaísmo, cristianismo, etc; Graus de iniciação: de aprendiz a grão-mestre
  • Ritos e obediências
Conclusão de cabeça para baixo (casa de ponta cabeça na Rússia)
Conclusão Momentânea

É momentânea porque pode mudar amanhã, conforme mais informações irei absorvendo no processo natural da vida.

É importante para mim saber estas diferenças para entender o espiritualismo desta região onde vivo, Austrália, a qual reflete Europa, Reino Unido e América do Norte (Estados Unidos e Canadá) como um todo porque aparentemente o mesmo por estas bandas baseia-se no Gnosticismo enquanto que a influência da Maçonaria na Europa parece ter sido radical tempos atrás, o que parece algo diferente da influência do Espiritismo no Brasil, e toda a história é muito obscura.

Continuo com a impressão de que é tudo a mesma coisa, pois os princípios se misturam. Me parece que o Espiritismo simplificou, e não seria de se admirar se isso foi causa de ter se expandido no Brasil que possui a incrível filosofia da simplicidade, de fazer tudo simples para que todo mundo, principalmente aqueles de baixa escolaridade, entenda facilmente, desde os mais preguiçosos, característica brasileira e tropical, até os mais erudidos, características daqueles que vivem em locais inóspitos e não tem nada mais pra fazer senão ler e estudar, pois até fazer amor no frio é desconfortável e tudo se encolhe.

O que o Espiritismo não tem são rituais ou hierarquia. É mais uma "anarquia" do que uma hierarquia, o que permite a absorção de todo mundo sem restrições ou discriminações, e não se exige nada deles, ou seja, a liberdade é total. As portas estão sempre abertas, e se você resolve ser Espírita hoje, já é, para o estupor daqueles com anos de experiência - "mas isso não é justo, eu tou aqui a mais de 60 anos e chega um fedelho destes...": é justo sim senhor e não se trata de uma competição, sede tolerante e te enxerga, visse?

Portas sempre abertas
Depois de lermos todas as virtudes das tais filosofias esotéricas, havemos de admitir que o Espiritismo as abraça fundamentalmente, tais como liberdade, igualdade e fraternidade, o mote da Revolução Francesa.

O Espiritismo não se diz hierárquico, mas você não sai por aí dando uma de médium sem treinamento, então existem níveis de estudante e mestre também, embora não propagado nem estabelecido, pois você também já pode chegar no Espiritismo fazendo curas sem saber porque.

Um amigo meu afastou um mal espírito de outro amigo enquanto ele dormia simplesmente porque deixou-se levar pelo que estava sentindo. Ele é evangélico, e deveria odiar estas coisas como expressões demoníacas. Disse-me ele que, ao vaguear na rua em frente aonde morava seu amigo, em outra cidade e para onde fora se hospadar por um curto período, deu de cara com uma barraqueira que lhe causou um impacto negativo tão grande ao ponto dele se sentir mal. À noite, ele sentiu a mesma coisa na calada da noite, e foi levado por intuição para onde o amigo dormia, onde ele fez a imposição das mãos e suas orações evangélicas. No outro dia, seu amigo amanheceu diferente e bem humorado, não mais taciturno como no dia anterior, mas ele não lhe contou o que ocorrera, guardou para si e depois partilhou comigo, sabendo que sou Espírita essencialmente, e tínhamos amizade mesmo sendo icompatíveis religiosamente. Ele tirou o "encosto" que a barraqueira tinha botado em cima do amigo dele através de orações que qualquer um pode fazer.

Diferenças iguais ou igualdades diferentes?
Diferenças e Igualdades

De parecido com o Espiritismo, o Gnnosticismo e a Maçonaria acretidam na existência, na sobrevivência e na reencarnação do espírito, acreditam na existência de Deus, e valorizam o conhecimento.

O Gnosticismo é específico em acreditar no conhecimento adquirido por meio da revelação divina. O Espiritismo se baseia no Novo Testamento da Bíblia (para quem sabe o que é isso) e na revelação dos espíritos superiores. Como o Espiritismo, ele prioriza o conhecimento de Deus e da essência do Universo, porém para a salvação, enquanto no Espiritismo não existe a noção de "salvação" porque ninguém está perdido.

Como o Espiritismo, ele ajuda no encaminhamento daquele que busca a Luz mas a hierarquia no Espiritismo é informal e qualquer um passa de ano, mesmo vindo da escola pública.

Buscando a luz, fotografia de Mirta Steinberg
https://www.flickr.com/photos/mirark/4894905461
A Maçonaria divide com o Espiritismo o conceito de Deus como o grande arquiteto que criou regras imutáveis, bem como numa religião natural, universal, sem dogmas e voltada à felicidade humana.

Os princípios básicos Liberdade, Igualdade e Fraternidade também são os do Espiritismo, bem como a moral, a razão e a justiça. Eles também perseguem a construção de coisas boas e úteis, acreditando na transformação do homem e da sociedade para melhor, e no estudo e no trabalho como aperfeiçoamento da sociedade humana.

A Maçonaria também divide com o Espiritismo a aceitação dos homens de todas as nacionalidades e credos.

Vai passando na santa paz...
A grande diferença entre estas filosofias e o Espiritismo é que neste não há regras, obrigações, hierarquia rígida nem ritos secretos ou de iniciação, aceitação, nem ascensão cultural em que o conhecimento torna alguém superior ou disciplinas complexas exigidas.

O que mais me intriga é o segredo.

Certa vez comecei a ler sobre Kabala mas desisti diante de tantas palavras e conceitos complicados. É muito investimento para provavelmente pouco resultado. 

E se alguém me promete ficar bilionário se eu me juntar a um grupo cheio de segredos dos quais só vou ter conhecimento depois de estar comprometido, cabala, mingonga, futrica, muito obrigado, meu amigo, boa sorte, vai passando na santa paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados para evitar a destilacão de ódio que assola as redes sociais, desculpem.